CURITIBA - VERÃO/OUTONO 2010

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"DEMOCRACIA EM SUA ESSÊNCIA"

NOVO JEITO DE FAZER POLÍTICA

   -Nós podemos até imaginar que num lugar qualquer que possamos debater apresentar e votar projetos sem a necessidade do poder público (ou seja, sem a necessidade dos vereadores e/ou deputados, para verificar as necessidades da comunidade) – a própria população decide o que quer!
   Pois é, existe este lugar que é Cognópolis, um bairro localizado na região rural de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná – revelação de toda democracia viabilizada com puros termos de decisões racionais e não emocionais. Todos são participantes das tomadas de decisões no que se refere ao lugar onde vivem e o que querem para sua comunidade. É importante frisar que são praticantes da democracia espontânea e pura, forma de governo em que a população autogoverna sem os políticos intermediários.
    Os moradores desta comunidade criaram neste ano o Conselho dos 500, baseados nos antigos registros de modelo ateniense, onde todos os cidadãos tinham direito a voto.
    Segundo o filósofo José Vasconcelos – autor do livro “Democracia Pura”, explica que o modelo baseado no conceito ateniense de democracia é o único que garante a participação popular efetiva. E mesmo que no país existam apenas 67,5 milhões de internautas, é possível implantar a democracia pura usando a internet como ferramenta. Em apenas um ou dois dias podemos ter a opinião dos cidadãos registrados pela internet. Diferente da representação política existente que necessita dos conchavos dos partidos, inclusive com excessivos gastos públicos. As urnas eletrônicas vão acabar se tornando dispensáveis até. A cultura do povo tem demonstrado a total insatisfação com o atual modelo de representação política e seus sucessivos escândalos de negociatas desonestas.
Fonte: GP-(Escrita)
Ctba, 31/maio/10
Prof.ª Mª.M. Prybicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário