CURITIBA - VERÃO/OUTONO 2010

domingo, 11 de abril de 2010

“ECONOMIA POLÍTICA "

“ECONOMIA POLÍTICA E/OU POLÍTICA ECONÔMICA”

DILMA VERSUS MARINA  - PRESIDENTA?
- Eu estava Marinando com relação em quem votar - mas, quando comecei analisar o caráter da Dilma na sequência – Dilmei!
  Ela, a Dilma é sagaz, inteligente, impertinente, competente, persistente, economicamente é entendida no assunto – tanto macro como microeconômica.
  Quando tem que dar um pito em alguém (ou seja, no bom português popular - dar uma mijada, isto é, dar uma bronca ah... dá mesmo) e ademais tem um bom professor – orientador – Presidente Lula – a fórmula do sucesso está arranjada.
  Bem que poderia colocar mais e mais entusiasmo na campanha – focar na distribuição de renda do país - como prioridade aumentar a base social e política – tirando a classe pobre não da pobreza, mas, sim da miséria absoluta.
 Através da educação formal e não formal enfatizando a cultura, lazer, etc., etc., – colocando-os num patamar acima do esperado. Inverter a pirâmide social salarial – numa equação que beneficie todos trabalhadores. Também repensando a carga horária diária de cada categoria profissional, em conjunto com todos os sindicatos patronais e de empregados.
Ah! Eu gosto do modo como ela se apresenta, agindo psicossocialmente!
- Devemos aprender com a doutora Maria Helena Novaes – UFRJ, sobre aspectos psicossociais no ciclo da vida. Ela nos diz:
“A trajetória vital representa o somatório de experiências e vivências, norteadas por valores, metas, e modos pessoais de interpretar o mundo.
É evidente que a trama dos eventos e das circunstâncias desse percurso, trabalha juntamente com as condições ambientais. - Somos, ao mesmo tempo, fruto de influências hereditárias, sociais e culturais que pontuam nossas opções e filosofia de vida”.
Fonte: Novaes, Maria Helena - Conquistas Possíveis e Rupturas Necessárias - Grypho Edições – Rio de Janeiro, 1995
Ctba, 11/abr/10
Prof.ª M.ª M. Prybicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário