CURITIBA - VERÃO/OUTONO 2010

domingo, 4 de abril de 2010

“O INTELECTO DA MULHER MODERNA”

- Ultimamente não é somente a forma física (beleza) da mulher que conta – tem que ter tambem um bom preparo intelectual e psicológico (esperteza) – quando muitas separações e divórcios acontecem no dia-a-dia, mais e mais preparadas temos que estar – viver somente em função do homem como objeto de conquista é desastre certo. Convenhamos, uma boa dose de paciência com a entrada dos anos “enta”...quarenta, cincoenta, etc.,etc.(Mª M.Prybicz)
- O modelo de referência para quase tudo que se relacione ao sucesso, beleza, sensualidade e valorização da mulher em nossa sociedade é a juventude. Esse processo é particularmente difícil para a mulher bonita, acostumada a atrair olhares por sua aparência. Ao envelhecer, ela começa a ter uma sensação de invisibilidade, isto é, deixa de atrair os olhares ao passar, como se não estivesse ali", explica a psicóloga Mariuza Pregnolato.
“Ela [a mulher] teme não ser capaz de provocar a excitação, o desejo nos homens e sofre ao se perceber preterida em festas, nas ruas, nos lugares em que desejaria atrair olhares sobre si, como ocorria quando era jovem” - E é isso mesmo! O principal medo da mulher, relacionado ao envelhecimento, está ligado à perda de seu poder de sedução. "Ela teme não ser capaz de provocar a excitação, o desejo nos homens e sofre ao se perceber preterida em festas, nas ruas, nos lugares em que desejaria atrair olhares sobre si, como ocorria quando era jovem", observa a especialista. - Isso acontece porque as mulheres tendem a valorizar demais o homem. Segundo a antropóloga Mirian Goldenberg, a mudança de valores ajuda a conquistar uma velhice melhor. "Primeiro, a mulher vai investir em capitais que vão transformar a velhice, como capital cultural, capital científico ou em outros relacionamentos que não sejam somente com o homem. Tudo isso pode alimentar um projeto de uma velhice melhor. Quando a mulher investe só em corpo e em forma física, todos os projetos passam pelo homem e pelas cirurgias plásticas", descreve. Por isso, a frustração pode ser grande.
Processo natural generalizado
- É bom, desde cedo, colocar na cabeça que envelhecer é mais do que natural. É um processo biopsicossocial gradativo de diversas transformações, ocorridas ao longo da existência do indivíduo. Biologicamente falando, há diminuição da eficiência das funções orgânicas, o que leva, muitas vezes, ao aparecimento das mazelas próprias da idade. - No campo psicológico também há alterações: as faculdades cognitivas (memória em curto prazo, rapidez de raciocínio, atenção e concentração) diminuem.
- Admita em fim, que é normal – faz parte do ser humano de forma genérica.
Fonte; MSN – Mulher.
Ctba, 04/abr/10
Prof.ª Mª M. Prybicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário